O Forma desenvolve projetos de extensão com ênfase na missão social da Universidade, construindo tecnologias em parceria com movimentos sociais, empreendedores e administração pública.

Hub Criativo Virtual

Portal de Projetos: 2476

Resumo: O ES+Criativo é um programa de estímulo ao desenvolvimento econômico do Espírito Santo por meio de ações que visam impactar econômica e socialmente os empreendimentos criativos e inovadores em todos os territórios capixabas. Trata-se de uma ação inicial de um plano estruturante de fortalecimento da vertical Economia Criativa do Ecossistema Capixaba de Inovação, coordenado pela Secretaria de Cultura do Governo do ES, com fomento FAPES e em parceria com o Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, o Instituto Federal do Espírito Santo e a UFES. Este projeto de extensão trata de ações ligadas ao projeto do Hub Criativo Virtual no contexto da UFES, a saber: construção de uma plataforma gamificada para o Hub Criativo – viabilizando um ambiente imersivo para interação e formação dos criativos, onde também será publicizado um painel de dados com as pesquisas do Observatório da Economia Criativa Capixaba em integração com Observatório Capixaba de Inovação.


Design que Transforma (2022)

Portal de Projetos: 3016

Resumo: O projeto de extensão “Design que Transforma” tem como objetivo aproximar estudantes do Curso de Design de demandas de atividades econômicas capixabas, em parceria com entidades de fomento ao empreendedorismo e à inovação. Participantes do projeto e parceiros selecionarão startups locais que têm demandas nas áreas de especialidade do curso da Ufes. Após diagnóstico coletivo dessas demandas, os estudantes se organizarão em grupos que simularão o funcionamento de empresas juniores (EJs), com divisão de cargos e responsabilidades. As EJs formadas atuarão em colaboração com os negócios selecionados em rodadas semanais, desenvolvendo habilidades na prestação de serviços direcionados às atividades econômicas em questão. A parte final do processo consistirá na documentação e transferência do conhecimento produzido para as startups e parceiros, disseminando informações qualificadas sobre a atuação e contribuições potenciais de designers para a operação dos negócios capixabas.


Laboratório de Práticas Extensionistas em Experiência do Usuário – LUX (2022+)

Portal de Projetos: 3381

Resumo: O Laboratório de Práticas Extensionistas em Experiência do Usuário (LUX) é um projeto de extensão criado com o objetivo de oferecer formação profissional a estudantes do ciclo avançado do Curso de Design da Ufes, com ênfase em experiência do usuário e áreas afins. O LUX identifica demandas reais junto às comunidades interna e externa da Ufes, permitindo que estudantes do Curso de Design possam protagonizar todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento de sistemas interativos: definição da estratégia e requisitos de projeto; elaboração da arquitetura da informação; desenvolvimento de protótipos de baixa, média e alta fidelidade; testes com usuários e avaliação do desempenho das soluções; implementação, publicação e manutenção dos sistemas. As ações do LUX são realizadas em duas modalidades: 1) práticas extensionistas nas disciplinas do ciclo avançado do Curso de Design; 2) atividades desenvolvidas em parceria com outros projetos de extensão da Ufes.


Design que Transforma 2: Campo & Cidade (2023+)

Portal de Projetos: 3685

Resumo: O projeto de extensão “Design que Transforma 2: Campo & Cidade” consiste na segunda edição da iniciativa que tem como objetivo aproximar estudantes do Curso de Design e demandas de atividades econômicas capixabas, desta vez em parceria com organizações de controle social dedicadas à agricultura familiar agroecológica (OCS São Francisco e Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA-ES). Estudantes do Curso de Design se organizarão em grupos de até três (3) integrantes, que simularão o funcionamento de empresas juniores (EJs). As EJs simuladas vivenciarão, em um intensivo de 60 horas, o cotidiano de empreendimentos rurais de pequeno porte do noroeste capixaba, da produção à comercialização e distribuição. A partir das vivências, EJs e famílias identificarão contribuições de design para os empreendimentos e desenvolverão tais projetos, em parceria. Nos meses subsequentes à imersão, as EJs acompanharão a evolução e aprimoramentos dos projetos realizados.