Psicologia Social Computacional: Modelagem e Simulação

Registro PRPPG 1106/2022

Resumo: A Psicologia Social Computacional combina métodos, técnicas e ferramentas da Matemática a princípios da Computação para construir e avaliar simulações de fenômenos psicossociais. Pioneiros como Kurt Lewin (1890-1947) e Dorwin Cartwright (1915-2008) aplicaram álgebra, topologia e grafos para modelar interações sociais, dinâmicas e conflitos de grupo na primeira metade do século XX, décadas antes da incorporação dos computadores às práticas de pesquisa em Psicologia Social. A partir dos anos 1980, desenvolvimentos paralelos nas investigações de sistemas complexos, inteligência artificial distribuída, autômatos celulares e a disponibilidade crescente de computadores e softwares de pesquisa contribuíram para a profusão de simulações computacionais de fenômenos cognitivos, sociais e psicossociais. Não obstante, tais possibilidades parecem ser pouco exploradas por pesquisas brasileiras, possivelmente pela falta de oportunidades de formação específica em programação e modelagem nas graduações e pós-graduações em Psicologia. Sendo assim, este projeto tem como objetivo investigar e disseminar aplicações de modelagem e simulação computacionais ao estudo de fenômenos psicossociais no contexto brasileiro. Na primeira fase, a pesquisa reconstruirá modelos psicossociais clássicos do século XX utilizando tecnologias computacionais atuais, demonstrando as possibilidades a pesquisadores sem conhecimentos na abordagem. Os modelos serão publicados em repositório de livre acesso para referência e utilização em disciplinas e seminários na graduação e pós-graduação. A segunda fase consistirá na criação e avaliação de modelos em pesquisas inéditas de iniciação científica e pós-graduação, dedicadas à investigação de fenômenos psicossociais no contexto brasileiro. Espera-se que o projeto contribua para a adoção de modelagem e simulação por mais pesquisadores em Psicologia Social no país, bem como para o desenvolvimento de estudos inovadores orientados pela abordagem.

Equipe

  • 2023-2024: Lênio de Souza Oliveira, Hugo Cristo Sant’Anna (orientador)
  • 2022-2023: Laura Medeiros de Oliveira, Lênio de Souza Oliveira, Hugo Cristo Sant’Anna (orientador)

Publicações relacionadas

Sant’Anna, H. C. (2022). Tutorial de modelagem baseada em agentes para pesquisas em desenvolvimento humano. Em B. F. De Marchi, D. D. A. Missawa, & C. B. Rossetti (Orgs.), Temas atuais em desenvolvimento humano (p. 11–46). Gradus Editora. PDF

Sant’Anna, H. C., Jesus, J. P. H. G. de, Paz, J. R. da, Lapa, L. dos S., & Deboni, N. C. (2022). Modelagem Computacional em Psicologia Social com NetLogo. Anais do 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, São Paulo. https://www2.cfp.org.br/inscricoesonline/cbp/2022/anais/detalhe.cfm?id=22486


Design Computacional: Controle Perceptivo

Registro PRPPG 12324/2023

Resumo: O Design Computacional se refere a um conjunto práticas de projeto cujos produtos são algoritmos que computam as soluções para problemas de interesse da projetista. O ensino desta disciplina articula conhecimentos das áreas de Design e Ciência da Computação com o intuito de criar oportunidades de aprendizado de conceitos, práticas e perspectivas do Pensamento Computacional. Este corresponde a um conjunto de habilidades e competências que, embora historicamente associados a profissionais e pesquisadores da Ciência da Computação, pode ser desenvolvido qualquer pessoa. Nesse sentido, a reforma curricular do Curso de Design da Ufes, implantada em 2021, passou a ofertar a disciplina obrigatória de Design Computacional para os ingressantes, no primeiro ano do ciclo básico. A experiência de ensino na referida disciplina (2021-2023) foi objeto de estudos e publicações no âmbito do projeto de pesquisa “Da Computação no Design para a Computação do Design” (registro PRPPG nº10256/2020)”. Naquela oportunidade, a ênfase recaiu sobre as ferramentas didáticas utilizadas e a apropriação delas pelos estudantes. Nesta nova pesquisa, pretende-se investigar o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional pelos discentes da disciplina, tendo como fundamentação a Teoria do Controle Perceptivo (PCT – Perceptual Control Theory). A PCT surgiu nos anos 1960, a partir do trabalho de William T. Powers, e oferece uma explicação de natureza cibernética sobre o funcionamento dos seres vivos. Nos últimos 40 anos, esta teoria acumulou centenas de evidências que sustentam sua aplicação à psicoterapia, educação, gestão de pessoas, ciências sociais e robótica. Especialmente na educação, a PCT está associada a práticas pedagógicas orientadas ao fortalecimento da autonomia do estudante.

Equipe

  • 2024-2025: Lucas de Souza Mattos, Pedro Henrique Pereira de Alcântara, Daniel Barbosa Ferreira, Daniel Falcão dos Santos, Valentina Donadia, Hugo Cristo Sant’Anna (orientador).
  • 2023-2024: Lucas de Souza Mattos, Pedro Henrique Pereira de Alcântara, Rhuan dos Santos Oliveira Lucas, Hugo Cristo Sant’Anna (orientador).

Publicações relacionadas

Sant’Anna, H. C. (2023). Una mirada a la enseñanza del Diseño Computacional con el lenguaje RocketSocket. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, 26(191), 255–262. PDF

Sant’Anna, H. C. (2022). Entre foguetes, estrelas e canetas: relato de experiência de ensino de princípios da Computação para estudantes de graduação em Design. Projetica, 13(3), 166–183. doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p166