Sobre

Este repositório organiza os modelos NetLogo analisados no âmbito do projeto de pesquisa Psicologia Social Computacional: Modelagem e Simulação – registro PRPPG n°11606/2022, que tem como objetivo investigar e disseminar aplicações de modelagem e simulação computacionais ao estudo de fenômenos psicossociais no contexto brasileiro.

Levantamento

A planilha a seguir apresenta os modelos analisados no período 2022-2023 e serviu de base para as análises detalhadas e elaboração dos protocolos ODD.

Modelos NetLogoGoogle Drive

Última atualização: setembro/2023

Sobre o protocolo

O protocolo ODD –  Overview, Design concepts, and Details (Grimm, Polhill, & Touza, 2017; Railsback & Grimm, 2019) foi elaborado com o objetivo de padronizar a descrição factual de modelos do tipo Agent-Based Modeling (ABM). Está organizado nas seguintes seções:

  1. Propósitos e Padrões: Esta subseção descreve o propósito do modelo de simulação e quaisquer padrões ou convenções que foram seguidos ao desenvolvê-lo. Isso ajuda os leitores a entenderem por que o modelo foi criado e quais critérios ele atende.
  2. Entidades, Variáveis de Estado e Escalas: detalhamento das entidades ou elementos que fazem parte do modelo, como agentes, objetos ou outros elementos relevantes. Além disso, são definidas as variáveis de estado associadas a essas entidades, ou seja, as características que elas possuem individualmente e que podem mudar ao longo do tempo. Escalas referem-se aos intervalos de valores ou medidas associados às variáveis de estado.
  3. Visão Geral do Processo e Programação dos Eventos: esta subseção fornece uma visão geral do processo que o modelo simula. Isso inclui a descrição das etapas ou eventos principais que ocorrem durante a simulação. Além disso, detalha como esses eventos são programados e como a passagem do tempo é tratada no modelo.
  4. Conceitos de Design: explicações dos conceitos teóricos e de design que orientam o comportamento dos agentes no modelo. Isso pode incluir as teorias ou hipóteses subjacentes, bem como as regras ou algoritmos que governam as interações entre os agentes e com o ambiente.
  5. Inicialização: esta subseção descreve como o modelo é inicializado, ou seja, como o ambiente é configurado no início da simulação. Pode incluir informações sobre a criação de agentes, a distribuição inicial de recursos ou outras condições iniciais relevantes.
  6. Dados de Entrada: especificação de quaisquer dados de entrada necessários para a execução do modelo. Isso pode incluir parâmetros ajustáveis, dados externos ou informações que afetam o comportamento do modelo e podem ser alterados antes ou durante a simulação.
  7. Submodelos: quando um modelo ABM é composto por partes menores ou módulos que desempenham funções específicas, esta subseção descreve estes submodelos e como eles se relacionam com o modelo principal. Isso ajuda a organizar e explicar a estrutura modular do modelo.

A versão traduzida do protocolo, utilizada neste repositório, está disponível em PDF.

Modelos analisados

Última atualização: novembro/2023

Publicações

Oliveira, L. M., Oliveira, L. de S., & Sant’Anna, H. C. (2023). Análise de modelos computacionais de fenômenos da Psicologia Social: Cooperação, altruísmo, segregação e aprendizagem [Painel]. 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, Brasília. PDF (Trabalho vencedor do Prêmio Reinier Johannes Antonius Rozenstraten).

Referências

Grimm, V., Polhill, G., Touza, J. (2017). Documenting social simulation models: the ODD protocol as a standard. Simulating social complexity: A handbook, 349-365.

Railsback, S. F., & Grimm, V. (2019). Agent-based and individual-based modeling: a practical introduction. Princeton University Press.