No semestre letivo 2023/2, estudantes do ciclo profissionalizante do Curso de Design tiveram o primeiro contato com a Teoria do Controle Perceptivo (Perceptual Control Theory – PCT), uma das principais teorias cibernéticas sobre a cognição dos seres vivos.

Introduzida nos anos 1960, a PCT tem aplicações na psicoterapia, ensino, sociologia, robótica, engenharia e administração, com sólidas evidências de sua eficácia.

Os trabalhos expostos nos cartazes consistem em propostas de brinquedos e atividades para bebês com até 20 meses de vida, que passam pelas “semanas mágicas” do desenvolvimento cognitivo.

A partir do estudo da obra “As Semanas Mágicas”, dos etólogos holandeses Hetty van de Rijt e Frans Plooij, a turma projetou brinquedos que exploram diferentes aspectos do desenvolvimento dos bebês e da PCT.

Todos os brinquedos foram planejados utilizando materiais simples e de fácil acesso. As instruções de uso são sugestões para aproveitar os “saltos” do desenvolvimento do bebê.

A disciplina será ofertada novamente em 2024/2, aberta a estudantes de
qualquer curso. Informações pelo e-mail hugo.santanna@ufes.br

Acesse a pasta com os cartazes (PDF)